quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Salmo 37:1-18 ou 37:19-42; Deuteronômio 7:6-11; 
Tito 1:1-16 ; João 1:29-34.

O Reino de Deus está próximo

No tempo de Jesus o povo judeu estava submetido ao poder de Roma. Havia um controle rígido, opressor pelas autoridades da época, e grande parte da população vivia na penúria, passava necessidade, pagava pesados impostos, e vivia numa constante tensão política.  Por outro lado, havia um povo que se alimentava da expectativa, que ouvia com atenção a João Batista – que também se tornara uma grande ameaça para as autoridades. Percebamos que, o movimento popular era reprimido com violência. João Batista era a voz que clamava no deserto.

Quando batizado por João Batista, o Cordeiro de Deus, assume com o seu povo a esperança da proximidade do Reino, alicerçado na verdadeira transformação de vida. Deus, manifestou o seu infinito amor e poder por toda humanidade.

Há um fato Interessante e simbólico, o mergulho na água está ligado a morte; e a saída dela está ligada a ressurreição, seguida claro, da manifestação do Espirito.  O batismo então, configura o engajamento de Jesus com o povo, ali no rio, assume esplendorosamente a proposta pedagógica de Deus na construção do Reino de paz e Justiça. O batismo de Jesus, é expressão de uma Epifania (manifestação) do Filho amado de Deus, gerado como o Ungido que vem libertar sua gente.

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.                                                                        João 1:29

Intercessão
Oremos pela crise mundial, para que as soluções encontradas sejam realmente estruturais em todas as áreas: econômica, social, política e cultural. Clamamos para que os reinos deste mundo se convertam à proposta singular do Teu Reino, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário