quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUARTA FEIRA DE CINZAS

Salmo 103 ou 103:8-14; Joel 2:1-2,12-17 ou Isaías 58:1-12; 
II Coríntios 5:20b–6:10; Mateus 6:1-6,16-21.

Rasgando o coração

Ao receber a imposição das cinzas escutamos: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. É preciso mesmo, lembrar da nossa finitude, da nossa condição humana. E, diante dessa nossa fragilidade, reconhecer que somos pessoas pecadoras desejando voltar o coração às palavras de Jesus: “Convertei-vos ao Amor”.  Este tempo litúrgico nos lança para dentro do mistério pascal. É um tempo de profunda reflexão e conversão, tempo de silêncio, tempo de ouvir os clamores da terra, tempo de oração e contrição, tempo de jejum e preparação, tempo de rasgar o coração no encontro íntimo e sincero com Deus. É tempo de refazer, urgentemente, o caminho.

As palavras do profeta Joel nos chama a responsabilidade universal de retomarmos nossa luta em defesa dos sagrados direitos humanos e da preservação da nossa casa planetária, que devastada pela tirania e ambição, tem sido alvo dos sistemas dominantes. As consequências são dramáticas como: o esgotamento dos recursos, abrupta extinção de espécies, a injustiça e a pobreza, a violência e conflitos no mundo. Grande são os desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais.  Cristo, imploramos piedade!

É preciso convocar mais o povo, beber o cálice da transformação radical de vida, confiando na ternura e na misericórdia de Deus. É necessário acolher a proposta de Cristo, em toda sua intensidade, então converter o medo da morte em plenitude de vida.

Preparemo-nos para vida nova!

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isto com jejuns, com choro e com pranto. Joel. 2:12

Intercessão
Oremos pela paz e Justiça no mundo. Inspira-nos, ó Deus da vida, à promover a vida e assegurar os direitos humanos, cultivar a esperança e o amor. Encoraja-nos a partilhar nossos bens, experiências e apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário