quarta-feira, 7 de janeiro de 2015



Salmos 121, 122, 123, ou 131,132;
 Isaías 63:1-5; Apocalipse 3:1-6; João 6:1-14

Jesus, o alimento para o povo

Esta passagem do Evangelho atribuído a João é uma das mais intrigantes para mim. Podemos lê-la de modo fundamentalista, ao pé da letra, e veremos Jesus preocupado com a multidão que o seguia e ouvia, e soube que aquelas pessoas estariam com fome. Segundo o texto bíblico, um menino forneceu aos outros o alimento que trouxera. Este alimento foi levado a Jesus, que o abençoou e operou-se o milagre da multiplicação dos pães e peixes, que se tornaram tantos, que deu para alimentar a todos e ainda sobraram doze cestos cheios. Vista dessa forma, vejo esta passagem linda e até, um pouco romântica.
    
Mas há uma outra interpretação: de que Jesus teria feito o milagre de sensibilizar os corações dos que teriam trazido alimentos de casa, e tendo-os entregado aos discípulos, estes os repartiram e também sobrou muito.
    
As duas interpretações são fantásticas, pelo que contém em si. Na primeira, vemos um ato quase de mágica, um milagre no sentido estrito do termo, mostrando a preocupação de Jesus com seus seguidores. Mas este ato só poderia ser feito por ele.
    
Na segunda, o milagre é maior ainda, porque toca as almas e corações do povo, para se sensibilizarem uns com os outros, no milagre da partilha. Qual delas é a sua? Da segunda, todos/as podemos participar.
Profª. Vera Lúcia Simões Oliveira
Porto Alegre/ RS

Texto para meditação
Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que a grande multidão vinha a ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar de comer? Mas dizia isso para o experimentar; porque Ele bem sabia o que estava para fazer.” Jo 6: 5-6

Intercessão
Oremos para que, mobilizados por Jesus, nossos corações sejam tocados e motivados para a partilha aos necessitados: Jesus tudo pode, mas nos quer junto d’ Ele, para repartir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário