terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EPIFANIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO



Salmo 84; Jeremias 31:7-14;
Efésios 1:3-6, 15-19a; Mateus 2:13-15,19-23.

O SENHOR envia a sua salvação

O livro do profeta Jeremias, capítulo 31 já anunciava, séculos antes, que a salvação do povo de Deus aconteceria. O contexto do profeta fala do período em que o povo de Israel se encontrava preso na Babilônia, mas Jeremias lhe anuncia que logo ele seria libertado e salvo.
    
Já o contexto do Novo Testamento, conforme Mateus 2:13-15,19-23, nos relata os perigos que cercaram o Menino Jesus, após o seu nascimento, devido à ambição e fúria do rei Herodes, que estava no poder, no período em que Jesus nasceu. Avisado pelos magos, ingenuamente, que um novo Rei nascera, encheu-se de fúria e ambição e ordenou a morte de todos os meninos, de dois anos para baixo. Assim, Jesus seria morto.
     
Mas o Senhor da História, sempre vigilante em sua proteção, avisando,em sonhos a José, para salvar ao menino e sua mãe, mudou o curso dos acontecimentos, como o fizera, séculos antes, com o povo preso em Babilônia. Jesus foi salvo da morte, bem como o seu povo, que penara e chorara, muitos anos antes, junto aos rios da Babilônia.
  
  O que o Senhor pode fazer, hoje e agora, para nos salvar dos perigos e da nossa iniquidade? Somos os novos nazarenos da atualidade, que precisamos viver na paz do Senhor, obedecendo-o, como José e Maria o fizeram. Da obediência vem a salvação. A proteção de nosso pai, sempre atento as nossas necessidades e fraquezas.
Profª. Vera Lúcia Simões Oliveira
Porto Alegre/ RS

Texto para meditação
e disse: levanta-te, toma o menino e sua mãe e  volta para a terra de Israel, pois já morreram os que procuravam matar o menino.” Mt 2:20

Intercessão
Oremos  ao Senhor, nosso protetor e salvador, para que, como José, que sempre ouviu e obedeceu  Sua voz, possamos nós, também, rogar e solicitar a proteção de Nosso Pai,  confiantes que Ele o fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário