quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Salmos 119:1-24 ou 12,13,14; Isaías 2:1-11; 
I Tessalonicenses 2:13-20; Lucas 20:19-26 

Cesar ou Deus

A moeda romana trazia bem claramente desenhada a imagem do Imperador Cesar de Roma. César era um deus para os romanos, no entanto, não deveria ser “Deus” para os judeus. Mesmo assim, para ter a “permissão” de César para adorar o Deus de Israel, os judeus fomentavam que se pagasse imposto para o “deus de Roma”. Essa é a contradição que Jesus profeticamente aponta neste texto. Por isso os seus acusadores, judeus como o próprio Jesus, ficam sem palavras. Não era possível se doar ao verdadeiro Deus e o falso “deus” opressor ao mesmo tempo. 
           
Para sobreviver nos submetemos a regras e valores que sabemos não vem do verdadeiro Deus. Pagamos contas necessárias como água e luz e outras para o nosso lazer e prazer. No entanto, quando se fala em “contribuir para a Igreja” parece-nos dinheiro jogado fora. Por quê? Nem sempre o dinheiro da Igreja é bem administrado? Mas, quando gente compra alguma coisa por prazer ou diversão, sabemos como esse dinheiro é administrado? Vejam, tratamos como benevolência o que é dedicado aos deuses do consumo e como rigor o que é para a Igreja de Cristo. É verdade que deveríamos administrar melhor os bens da Igreja, mas também é verdade que isso é um ministério de todas as pessoas. Somos doadores e administradores, mordomos das benções e dons de Deus, filhos e filhas, sem importar nossa classe social. No mundo dos “César”, não somos filhos ou filhas, somos clientes ou escravos, sem importar qual é  nossa classe social. A escolha é nossa: Deus ou César?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
Pois dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Lucas 20:25.

Intercessão

Oremos para que mais pessoas leigas se sintam chamadas ao ministério da administração dos bens da Igreja, nas Juntas Paroquiais, Conselhos e Comissões Diocesanas e Provinciais, e agradeçamos por aquelas que contribuem e exercem estes ministérios hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário