quarta-feira, 26 de novembro de 2014



Salmos 1119:145-176 ou 128,129,130; Zacarias 12:1-10;
Efésios 1:3-14; Lucas 19:1-10.

A conta de Zaqueu

Zaqueu era rico e baixinho. Quanto teria dado ele para medir uns dez centímetros a mais? Mas era um verdadeiro empreendedor, tanto que para ver o famoso mestre não hesitou em subir numa árvore (algo um pouco humilhante para um homem rico). Claro que no meio do tumulto Zaqueu contou com o anonimato da multidão (como no Carnaval quando pobres e ricos se misturam). A coisa ia bem até Jesus olho para ele e disse: “hoje eu vou jantar na tua casa”. Ups! Zaqueu foi descoberto! Deve ter ficado em estado choque até chegar na casa, então, o negociante deu lugar ao ser humano angustiado que vivia dentro dele. Sem pensar em contabilidade disse: “vou devolver quatro vezes tudo o que robei e dar a metade do que eu tenho aos pobres”. Que aconteceu?
                          
Ele sentiu que tudo isso que tinha ganhado se prevalecendo de outras pessoas era o que lhe impedia de ser alguém pleno, completo, feliz. Sentiu que enriquecer sem ter sido solidário o tornara muito solitário, vazio, sem paz interior. Será que sobrou algo para Zaqueu depois disso? Sim, sobrou sentido de vida, salvação, felicidade, amizade e comunidade. Enfim, Zaqueu agora era verdadeiramente rico!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas19:9

Intercessão
Oremos para que vejamos que a maior riqueza é o amor e a partilha e que as outras riquezas só fazem sentido se submetidas à presença amorosa e generosa de nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário