quinta-feira, 27 de novembro de 2014

(DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, Oferta Unida de Gratidão).


Salmos 131,132,[133] ou 134,135; 
Zacarias 13:1-9; Efésios 1:15-23; Lucas 19:11-27

Gratidão

A parábola dos talentos tem tudo a ver com a Oferta Unida de Gratidão. A grande pergunta é: o que fazemos com o que Deus nos dá? No Brasil mais de 30% pagamos em impostos para receber quase nada de volta e alimentar alguns corruptos de plantão. Bem, aqui temos que usar nossa cidadania para que o Deus nos dá e os governos nos tiram vá para onde deveria ir! Os outros 70% quase tudo, quando não tudo (especialmente da classe média para baixo) vai para “sobreviver”. Claro que disso tiramos também nossa oferta para a Igreja e para outras causas como a de hoje.         

O bonito de destinar o que teoricamente nos falta para uma oferta solidária é que quebramos a lógica de que “pagar” e “sobreviver” seja o sentido maior de nossas vidas. Ao compartilhar do que temos fora da lógica do consumo e da sobrevivência estamos passando a mensagem de que a vida é muito mais do que mera sobrevivência e a cidadania é muito mais do que votar cada tanto e pagar impostos sempre. A partilha de gratidão nos fala de algo que nos vêm de Deus e que vale mais do que tudo. Que bom que somos livres para investir em gratidão!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves 
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação 
Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado. Lucas 19:26

Intercessão 
Oremos para resistir a lógica egoísta e viver uma vida sempre generosa e agradecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário