sábado, 15 de novembro de 2014




Salmos 87,90 ou 136; Joel 3:9-17;
Tiago 2:1-13; Lucas 16:10 -17(18).

Deus ou Mamóm?

Os textos de Mateus e Lucas usem a expressão “servir a Mamon” em oposição a “servir a Deus” (Mt 6:24 e Lc 16:13). Pablo Richard (A luta dos deuses, 1980) esclarecia que avareza e idolatria chegam a ser sinônimos. Avareza e idolatria estão relacionadas ao desejo de ter mais que outros “implicado em acumulação, avidez, arrogância” e, portanto, “o ídolo seria o dinheiro, mas não como uma realidade em si mesma e sim, a posse do dinheiro como poder, para desejar extrair dinheiro de outros, criando inimizade e discórdia”. Quem é Deus se não é o sistema de acumulação, de avareza e de apropriação das forças vitais de outras pessoas? Dom Pedro Casaldáliga respondeu assim:

Onde tu dizes Paz, Justiça, Amor
Eu digo Deus;
Onde tu dizes Deus,
Eu digo Liberdade, Justiça, Amor.
Sendo assim, “ser rico para com Deus” ou “servir a Deus” é partilhar dos valores do Reino, não servir aos interesses egoístas do lucro desigual!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves.
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lucas 16:13

                                     Intercessão
Oremos para Deus não seja confundido com “dinheiro” e para que cessem de enganar aqueles que usam o nome de Jesus para lucrar e enriquecer a custa do sofrimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário