domingo, 19 de outubro de 2014

22º Domingo de Pentecostes (Próprio 24) - Henry Martyn, Presbítero e Missionário da Índia e Pérsia, 1812.

Salmo 96; Isaías 45:1-7; 
I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 22:16-22. 

O que é de César a César... O que é mesmo de César?

A resposta de Jesus desmascara qualquer religião fetichista e legitimadora do sistema, seja a divulgada pela propaganda imperialista, seja a alimentada pelas autoridades judaicas (no texto, representadas pelos fariseus). É possível que Jesus tenha tocado no coração do sistema religioso romano: o lucro proveniente da cobrança do tributo imposta às províncias conquistadas por Roma. Ao questionar o caráter divino do imperador, todo culto a ele prestado (leia-se: submissão, oferenda e pagamento do tributo) está deslegitimado.
                      
Mas também está desautorizada e ridicularizada a prática de boa parte das lideranças judaicas, que mantinham duplo comportamento. Desejavam a expulsão dos dominadores, ao mesmo tempo em que reproduziam a dominação ou usufruíam das benesses propiciadas pela ocupação, incluindo o sistema de cobrança do tributo: ainda que a maior parte dos impostos fosse repassada a Roma, as elites alimentavam seu luxo com o que retinham do montante arrecadado pelos malvistos cobradores de impostos. Se, por um lado, as autoridades judaicas negavam-se a oferecer incenso ao divino César, por outro, eram beneficiadas com tal divinização. E nós, qual é nossa prática?

Edmilson Schinelo

Texto para meditação
Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 1 Tessalonicenses 1:4

Intercessão
Oremos para que os valores corrompidos de um mundo que coloca preço em tudo não nos impeçam de desejar o que é bom,justo e eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário