sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Salmos 31 ou 35; Jó 19:1-7, 14-27; 
Atos 13:13-25; João 9:18-41.

Quem é ele, Senhor, para que nele creia?

Um homem cego, curado por Jesus, nem sabia quem era Jesus. Como é possível? Hoje há igrejas que repetem: “Crê no Senhor Jesus é serás curado!”. Quase obrigam as pessoas a crer para obter a cura prometida. Agora, este homem, foi curado sem nem mesmo saber que o tinha curado. Para os perseguidores de Jesus a cura tinha vindo de um pecador que não guardava o descanso sagrado do Sábado. Então, o homem fica mais confuso ainda, pois o homem que ele não conhecia e que o tinha curado era ainda chamado de “pecador”. Pois irmãos e irmãs, Deus não depende de nossa fé para agir! Ele nos cura através da fé? Sim, mas pode nos curar mesmo quando nossa fé não passa do profundo desejo de ficar sãos. Portanto, a questão não é a cura em si, mas o sentido da cura. Para onde a cura quer nos levar?
                
Ele apenas queria ver e agora está no meio de inquérito e de uma troca de acusações. Jesus, então, o encontra e o convida a crer! Crer é o sentido da visão. Mesmo que é cego e crê esta vendo o que muitos com os olhos bons (como os inimigos de Jesus) não conseguiam ver. Este homem agora vê, mas ainda precisava enxergar uma esperança maior, uma esperança eterna, uma esperança que podemos ver de olhos abertos ao nosso redor e podemos ver ainda mais de olhos fechados em nosso interior.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves – Porto Alegre RS  (reeditado)

Texto para meditação
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9:38

Intercessão
Oremos para possamos enxergar além de legalismos, aparências e discursos humanos, que possamos ver a presença de Deus em todo ser, em toda dádiva, em toda a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário