quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Salmo 37; Jó 16:16-22; 17:1,13-16; 
Atos 13:1-12; João 9:1-17. 

Quem Pecou?

A Bíblia mostra como o entendimento de Deus foi mudando ao tempo que Deus se afirmava como Deus. Lamentavelmente tem gente que confunde Deus com sua “teologia” ou “doutrina”, isto é, seu “entendimento de Deus”. Nos primeiros tempos prevaleceu a chamada “teologia da retribuição” pela qual a todo pecado correspondia um sofrimento, e a cada sofrimento um pecado. Mas, esta teologia estava errada, refletia uma visão vingativa de Deus e, um tempo depois, chegou o livro de Jó para mostrar que o sofrimento não devia ser entendido assim. Jó não aceita seu sofrimento, muito pelo contrário, se insurge contra ele e pergunta: “por quê?”. A pergunta do texto de hoje é: “Onde, pois, estaria agora a minha esperança?” (Jó 17:15). 
                        
No Evangelho, ainda influenciados por esta teologia da retribuição, os discípulos, diante do homem cego de nascença, perguntam: “quem pecou?” (João 9:2). Jesus responde: “foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (9:3b). A teologia da retribuição se preocupava mais com o “pecado” do que com a esperança, aí errava. Hoje também há, os moralistas e doutrinários de plantão, que desprezam a esperança de quem sofria. O pecado não explica tudo, e sim o amor de Deus. Não devemos nos esquecer do pecado, mas o “erro” e a “falha” (sentido de pecado) não são nada mais que desafios na  busca do encontro vital, curativo e restaurador com o Senhor da Misericórdia! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves – Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele. Salmo 37:40

Intercessão
Oremos para que tratemos nossos pecados e os pecados de outras pessoas, mesmo quando sejam contra nós, com o olhar misericordioso com gostaríamos que Deus nos olhasse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário