domingo, 31 de agosto de 2014

12º Domingo de Pentecostes (Próprio 17)

 Salmo 26; Jeremias 15:15-21; 
Romanos 12:1-8; Mateus 16:21-27.

Igreja instrumento do Reino

A palavra Igreja, em grego eklésia, aparece 105 vezes no NT, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos Evangelhos aparece três vezes, só em Mateus. A palavra significa literalmente "convocada" ou "escolhida". Ela indica o povo que se reúne convocado pela Palavra de Deus e procura viver a mensagem do Reino que Jesus trouxe. A Igreja ou a comunidade não é o Reino, mas sim um instrumento e uma amostra do Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade deve ou deveria aparecer aos olhos de todos aquilo que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e tomar conta de suas vidas.
                       
Jesus deu a Simão o apelido de Pedra (Pedro). Pedro era fraco na fé, duvidou, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus falava. Ele era como os pequenos que Jesus proclamou felizes. Pedro era apenas um dos doze e deles se fazia porta-voz. Mais tarde, depois da morte e ressurreição de Jesus, a sua figura cresceu e se tornou símbolo da comunidade.

Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino

Texto para meditação
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Mateus 16:24

Intercessão
Agradecemos-te Senhor porque, apesar das nossas fraquezas, de nossa falta de entendimento de Tua vontade, tu nos perdoas e nos faz instrumentos do Teu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário