segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ano Novo da Igreja Ortodoxa e Abertura do Tempo para a Criação do Conselho Mundial de Igrejas.

Salmos 25 ou 9,15; Jó 12:1-6,13-25; 
Atos 11:19-30; João 8:21-32. 

Permanecer na Palavra de Jesus

O texto deste dia fecha com a frase: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). O que na verdade conclui o versículo anterior onde Jesus insta seus seguidores e seguidoras a “permanecer na Palavra”. Lamentavelmente muitos interpretaram esta permanência como “lei”, isto é, obedecer às palavras escritas na Bíblia como se as Escrituras fossem uma norma legal.
             
De fato, esta interpretação literalista e fundamentalista não só não é correta, mas é impossível, pois a Bíblia contém contradições e recolhe diversas experiências de épocas diferentes. Se fosse assim deveríamos matar pessoas por apedrejamento por descumprir as “leis” bíblicas, ou fazer enormes sacrifícios para nos livrar de “impurezas”. O próprio Jesus foi acusado diversas vezes de descumprir a lei, especialmente a do Sábado (como dia de descanso). Por isso, conhecer a verdade é a chave para permanecer na Palavra. A verdade nunca deve ser temida, muito menos reprimida, como fizeram na idade média. A verdade suprema é Jesus Cristo, seu amor, sua justiça e sua paz; mas a verdade de Cristo não anula as verdades científicas, antropológicas, culturais, etc. Não segue a Palavra quem se dedica a negar as verdades ou a colocá-las umas contra as outras! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves – Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou. João 8:28

Intercessão
Oremos para que todas as verdades venham convergir na direção do bem da humanidade e de toda a criação, para a glória de Deus em Cristo Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário