quarta-feira, 2 de julho de 2014

Salmos 119:145-176 ou 128,129,130; 
Números 22:41-23:12;
Romanos 7:13-25; Mateus 21:33-46.

Incoerências humanas e coerência divina

A palavra “coerente” vem do latim “com” (unido/a a...) e “haerente” (aderir), portanto significa literalmente “estar unido/a tenazmente”. Por outro lado, “incoerente” é quem não está unido, que se afasta, ou se desprende. Quando o apóstolo Paulo fala que ele faz o que não quer e aquilo que quer isso não faz, em Romanos 7:15,19, fala da desunião, do afastamento ou do desprendimento entre a sua vontade boa e sua ação ruim. Assim, dando a si mesmo como exemplo, o apóstolo mostra que essa e a nossa tendência natural. Tendemos a incoerência, mesmo sabendo o que é a coerência. Tendemos a nos afastar e desunir, mesmo quando queremos nos aproximar e unir. Não basta uma lei que nos diga o que é certo, porque mesmo sabendo o que é certo tendemos a nos afastar do que é bom e fazer o que ruim.
Por outro lado, há coerência na revelação de Deus em Jesus Cristo,  que foi tão coerente que assumiu nosso pecado, nossas incoerências e as pregou num Cruz, morreu por nós para que n’Ele nos vivamos a Sua coerência, superando nossas incoerências.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo. Salmo 119:149.

Intercessão
Oremos para que, pela Graça de Deus, não permita que nossas incoerências nos afastem do caminho do Reino, e que a coerência de Cristo nos traga esperança e salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário