quinta-feira, 3 de julho de 2014


Salmos 131,132, [133] ou 134, 135; 
Números 23:11-26; 
Romanos 8:1-11; Mateus 22:1-14. 

Ide às encruzilhadas e chamai todos/as para a festa

A parábola que lemos (...) possui duas partes. A primeira reflete bem o desejo de ser uma comunidade aberta a todas as pessoas. O Reino dos Céus é para todas as pessoas. A imagem da festa é muito apropriada e reflete que os "convidados tradicionais e de direito - judeus" não aceitam o convite. Então o convite é feito para todos: maus e bons (gentios e judeus que estão nas margens). A violência do rei é expressão do que aconteceu pelos anos 70 quando Jerusalém foi destruída pelas tropas de Roma durante a guerra judaica naquele período. É uma adição difícil de ser engolida no contexto da parábola como tal.

A segunda parte, ainda com um tom de violência e exclusão (...) Estar vestido apropriadamente. Pode ser uma alusão ao batismo (...) onde você era "revestido do Cristo" para uma vida nova, abandonando sua vida antiga. Parece que tinha gente na festa que aceitou o convite, mas pela metade. Queria estar na festa com roupas antigas, estava apegada ainda ao passado (...). Por isso (...) tem que voltar para fora e converter-se ao novo modelo de festa, onde todas as pessoas podem entrar mas, ao entrar, precisam estar com novos compromissos e novo estilo de vida (o que a parábola chama de "estar vestido apropriadamente").

Paulo Ueti
Brasília DF
(extraído de http://www.cebi.org.br/noticias.php


Texto para meditação
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2

Intercessão
Agradeçamos o chamado de Jesus Cristo para seu banquete do Reino de Justiça, Paz, Amor e Vida, e peçamos que Sua Graça nos revista das atitudes adequadas e nos liberte de velhas vestes de preconceito e falsa superioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário