terça-feira, 1 de julho de 2014

Salmos [120], 121,122,123 ou 124,125,126,[127]; Números 22:21-38; 
Romanos 7:1-12; Mateus 21:23-32.


Violência e abuso

O texto do livro de Números nos fala de uma jumenta a quem Deus lhe deu a capacidade de falar para reagir contra a violência sucessiva praticada pelo seu dono. Após este fenômeno Balaão, o dono da jumenta, percebeu que devia apenas falar aquilo que Deus lhe transmitisse, isto é, tornou-se um mensageiro de Deus.
Há dois anos mulheres de nossa igreja, reunidas no Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento, iniciaram um processo de reflexão e ação para o “enfrentamento e prevenção da violência de gênero contra as mulheres”. As mulheres é que foram durante séculos vistas, e tratadas, como a jumenta de Balaão. Elas não tinham nem voz nem vez e viviam apenas para servir seus “donos” masculinos. Finalmente elas, com ajuda de Deus, foram ganhando voz, não apenas para avisar a todas as pessoas sobre o que era o respeito, a justiça, a dignidade e o amor. Mas, principalmente, mostraram que não eram, nem são jumentas para serem propriedade de ninguém. Elas são, e sempre foram, pessoas humanas iguais aos homens, “imagem e semelhança de Deus”. Agora todos estamos sendo chamados a ouvir a voz de Deus através das mulheres solidárias, das mulheres violentadas e agredidas, das esposas, das filhas, das irmãs, das mães.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2

Intercessão
Oremos em favor das capacitações promovidas pelo Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento, de todas as mulheres vítimas de violência e de todos os homens para que aprendam a se relacionar com as mulheres não como “donos”, mas como iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário