sábado, 21 de dezembro de 2013

SÃO TOMÉ, APÓSTOLO

Salmos 55 ou 138, 139; Zacarias 8:9-17; 
Apocalipse 6:1-17; Mateus 25:31-46.

Tomé e a insegurança de crer

Interessante que neste dia de São Tomé apareça a parábolas das ovelhas e os cabritos. Justo quando as pessoas eram salvas por praticarem o amor solidário, sem saber que serviam a Cristo, e outras se perderam por não viverem o amor solidário, achando que adoravam a Cristo. Quando vemos o caso de Tomé geralmente o abordamos como um “mau exemplo”. Por que seus colegas discípulos acreditaram e ele não? Só porque não viu? Devia ter acreditado em seus colegas. Pois o texto de hoje nos chama a atenção do outro lado, daquelas pessoas seguras demais na fé, que acham que sabem tudo e fazem tudo certo. Que susto vão levar se Jesus chegar e dizer: “isso não fizestes por mim, fizestes por ti, para te achar boa, mas deixastes de ser boa para outros”. 
               
Tomé, o inseguro e desconfiado, ao final cai de joelhos e aceita o Senhor. Pois não será melhor assim do que se enganar de pé? Não será melhor confessar nossa falta de fé, do que acreditar que temos mais fé que todas as outras pessoas? Ajudar outras pessoas só é possível quando vemos nessas pessoas um reflexo de nós mesmos, de nós mesmas. Assim nos salvamos em comunhão, em perdão e em graça.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Mateus 25:44

Intercessão
Oremos para que nossas inseguranças sirvam para assumirmos nossa fraqueza, nossa dependência de Deus, nossa necessidade buscar sempre a Cristo Ressuscitado, e assim sirvamos outras pessoas como iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário