domingo, 22 de dezembro de 2013

4º Domingo do Advento

Salmo 24; Isaías 7:10-17; 
Romanos 1:1-7; Mateus 1:18-25.

Deus conosco

Já vem perto o Natal. Alegria renovada. Esperança que se faz e se refaz. Luz que brilha. Misericórdia e verdade que se encontram. Justiça e paz que se beijam. Para celebrar o Natal vivemos um tempo de preparação que se caracteriza por júbilo e alegria. Luzes, cores. Coroas, pinheiros. Sinos, presépios. Chamamos este tempo, Advento. Somos desafiados a reordenar nossa vida. É tempo de rever. Melhorar nossas relações. Consertar os estragos causados pelo desprezo, pelo egoísmo, pelo preconceito, pela arrogância, pela intolerância. Convém superar mágoas, tristezas, angústias, frustrações. Preparar os corações, muitas vezes endurecidos pelo ódio, pelo rancor, pelo desejo de vingança. É bem melhor cultivar o perdão, a solidariedade, o diálogo.  Deixar fluir a alegria, o contentamento, o espírito de acolhida. Abrir os olhos e perceber virtudes, coisas bonitas acontecendo, gente construindo um mundo melhor. 
                
À semelhança de José ficamos surpresos com uma notícia, uma boa notícia, mesmo que pareça um sonho. Uma esperança. Bendizemos Deus conosco. Preparemo-nos para acolhê-lo na pessoa de seu Filho Jesus, que nasce de uma jovem camponesa. “Ela dará a luz um filho... que vai salvar o seu povo dos seus pecados.” Promessa de uma vida nova. Um mundo novo. Com pessoas de boa vontade. Promotores da paz. Construtores de um reino de justiça. Um reino que começa aqui e agora. E bom que nos coloquemos a caminho. Façamos nossa parte. Por pequena que seja. E importante. Muito importante.

Dom Renato da Cruz Raatz 
Pelotas RS

Texto para meditação
Ele será chamado de Emanuel... Deus conosco. Mateus 1:23.

Intercessão
Oremos por aqueles que buscam construir um novo mundo com justiça e paz, sementes do Reino de Deus que se faz no meio de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário