terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Salmos 45 ou 47,48; Zacarias 2:1-13; 
Apocalipse 3:14-22; Mateus 24:32-40.

O vômito de Deus
                
Somos quentes ou frios? Nem sempre a “via media” anglicana funciona. Muitas vezes as pessoas anglicanas se definem como “nem católicas”, “nem evangélicas”, ou “católicas e evangélicas”, se católico fosse frio e evangélico quente, nós sempre seriamos uma igreja morna! Ou por não ser nem uma coisa nem outra, ou por ser apenas uma mistura de quente e frio.  Temos que ser mesmo épessoas cristãs vivendo a fé como somos. O anglicanismo é uma forma de viver a única fé, não outra fé. Viver o cristianismo como Jesus, não tem a ver com sermos anglicanos ou anglicanas, mas com sermos sinceros e sinceras diante de Deus em Cristo. A nossa igreja nos oferece ferramentas, nisso contribui com nossa fé, pois são ferramentas próprias de nossa tradição como a liturgia, a vida democrática interna, e a inclusividade comunitária, mas isso sem compromisso se transforma em puro “vômito de Deus”.
             
Não é que Cristo queira nos rejeitar. Cristo nos ama, mas não podemos viver em comunhão com Nosso Senhor se não aprendemos a nos olhar no espelho, a nos assumir com dons e falhas. Como diz o texto da confissão: “esquece o que fomos, emenda o que somos dirige o que seremos; assim Tua Vontade será nossa alegria e andaremos por teus caminhos por Jesus Cristo, Nosso Senhor”. Só assim seremos um gostoso sorvete ou um saboroso chá para Cristo!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:15-16

Intercessão
Oremos para que assumamos integralmente nossa vida, nossa fé, nossas falhas e nossos dons, para sermos agradáveis a Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário