segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Salmos 41,52 ou 44; Zacarias 1:7-17; 
Apocalipse 3:7-13; Mateus 24: 15-31. 

Cristo e o desespero
              
O Evangelho de hoje descreve situações de pânico e desespero. Fujam! Diz Jesus. Certamente a história da humanidade tem esses momentos, muitos destes momentos são provocados pelo nosso próprio egoísmo em utilizar os dons que Deus nos tem dado, pela falta escrúpulos em alcançar lucros passageiros, pela forma violenta que usamos para nos impor sobre outros povos e outras pessoas, e assim por diante. Jesus sabia disto. Sabia que o impacto causado pelas suas Palavras e pelo seu exemplo poderia ser usado por pessoas interesseiras e oportunistas como forma de poder no meio do pânico. Por isso advertiu: Cuidado! Não vão atrás daquele que no meio da correrria e do desespero diga que “Jesus, o Senhor, está aqui ou ali”. 
            
Onde está o Senhor? O Papa Bento XVI quando visitou o campo de concentração da Auschwitz perguntou: onde estava Deus quando isso aconteceu? Pois, Deus só podia estar em um lugar: junto as pessoas inocentes que estavam sendo torturadas e mortas, tanto ali quanto em qualquer outro lugar que se praticassem coisas do tipo. Jesus é Deus-conosco e Deus-entre-nós, e mesmo nos piores momentos está nos fortalecendo na intenção de que aprendamos de tudo, de que melhoremos como pessoas e como humanidade, de que nos aproximemos do Seu Amor e do Seu Reino.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:23-24

Intercessão

Oremos para que em qualquer situação vençamos com Cristo o desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário