segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Salmos 61,62 ou 112,115; Sofonias 3:14-20; 
Tito 1:1-16; Lucas 1:1-25.

Alegria e Esperança

Libertação gera alegria e esperança. Sofonias proclama isso para o povo. “Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se Israel! (...) Javé está no meio de você” (Sofonias 3:14,17a). Caminhar com Deus é estar e viver em liberdade. E ter certeza de uma vida nova. Portanto vale a pena sonhar. Crer. Se colocar a caminho. 
               
Felizmente por não desistir dos sonhos muitas realizações positivas  se fizeram. Frutos do trabalho, dedicação, doação, perseverança amadureceram.  Amor pelo outro se fortaleceu. E isso por si só vale a pena. Há muita gente  vivendo o evangelho, testemunhando a fé, comprometida com a transformação da sociedade. Há limites e fraquezas também, claro. Incompreensões, injustiças, certamente. Mas há igualmente sinais de perdão, gosto pela vida, vontade de caminhar ao encontro do outro.  Disposição em servir. 
              
É bom ter-se presente na memória a poesia de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Seja este tempo de Advento uma rica oportunidade para refletir, orar, crescer. Seja um tempo para acolher com alegria e esperança o filho de Deus que se faz humano para trazer vida abundante à humanidade. Assim como o amor de Deus se renova, renove-se também nosso gosto pela vida, pela justiça e pela paz. Enfim, por um  mundo melhor.

Dom Renato da Cruz Raatz 
Pelotas RS

Texto para meditação
Por causa de você, Deus está contente e alegre e renova o seu amor por você. Sofonias 3.17b

Intercessão
Oremos por aqueles que já não tem mais alegria nem esperança e vivem uma vida sem propósito, com um enorme vazio existencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário