quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Salmos 72 ou 119:73-96; Neemias 13:4-22; 
Apocalipse 12:1-12; Mateus 13:53-58.

A Sabedoria dos simples

Existe uma canção antiga que diz: “Que sabedoria é esta que vem do meu povo, é o Espírito Santo agindo de novo”. A letra expressa a admiração do povo quando viam Jesus pregar na sinagoga (Mt 13,54). Sim, o Espírito Santo age na vida das pessoas levando-as a dizer e fazer coisas grandiosas. Tenho sido testemunha de muitas coisas maravilhosas que Deus tem feito através do seu Paráclito, palavra bíblica que significa “o chamado para ajudar”, “o intercessor”. A expressão nos leva a acreditar que Deus não deixa desamparado aquele que crê n’Ele. 
                           
Na ascensão a presença física do indivíduo Jesus, que é levado ao céu, é sublimada pela      sua presença no corpo de Cristo, que é a comunidade dos fiéis. Em João 14 Jesus diz que só pode receber o Espírito da Verdade aquele que o vê ou o conhece. Para nós que não o vimos fisicamente, a fé vem pelo ouvir falar, como nos ensina o apóstolo Paulo (Rm 10: 17). Lembro-me do testemunho de um missionário cristão trabalhando nos Emirados Árabes; um dia deu carona para uma família mulçumana à beira da estrada. Contou ele que, logo que a família entrou no seu carro perguntou: “você é cristão, não é?” Eis aí a manifestação do Espírito Santo em nosso cotidiano tão cruel.
                              
Os simples terão o poder de operar grandes coisas em nome de Jesus. Quanta esperança elas deram às pessoas humildes que carregavam o jugo da escravidão, aos deficientes, aos marcados pelo estigma cultural de serem pecadores. A lição principal da ação do Espírito Santo na nossa vida é a lição que vem através dos humildes. A mensagem que simples gestos de solidariedade transmitem às pessoas vítimas, por exemplo, do abandono. 

Revdo. Sergio Silva
Belém PA

Texto para meditação
De onde lhe vêm essa sabedoria e estes poderes miraculosos.  Mateus 13:54b

Intercessão

Oremos para que sejamos operários incansáveis da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário