quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Salmos [70], 71 ou 74; Esdras 7:(1-10)11-26; 
Apocalipse 14:1-13; Mateus 14:1-12.

Preparai-vos!
                       
João Batista preparou os caminhos do Senhor. Era um profeta e, como tal, condenava a negligência do povo com relação às coisas de Deus. Jesus continuou o discurso profético de João Um exemplo disso está latente na parábola das 10 virgens, contada por Jesus em Mt 25:1-13. Se observarmos os versículos que antecedem o momento em que o Senhor contou essa estória aos seus discípulos, percebemos que o Mestre continuava chamando a atenção dos religiosos do seu tempo para o descaso deles com a justiça de Deus. Nas entrelinhas nota-se que não é a religião que vai salvar alguém no dia do julgamento final, mas sim as suas atitudes cristãs, fruto da sua fé e da sua prontidão em fazer a vontade do Criador.

Um outro profeta, Amós, também advertiu aqueles que se diziam do Senhor, mas praticavam a iniquidade. Essas pessoas do seu tempo eram negligentes com os mais pobres, cruéis com as mulheres grávidas e faziam pouco caso da justiça, por isso agiram contra a Santa Lei. 
                          
Esse é o significado para o óleo que as virgens prudentes levavam consigo na sua espera pelo noivo: a preparação. Não devemos nos contentar com o suficiente. A lâmpada ilumina tudo a sua volta quando está acesa e, mais anda, quando tem conteúdo em reserva. João foi o mais santos dos homens porque tinha óleo em reserva, isto é, estava pleno da graça. Por outro lado, o cristão se torna negligente quando não é luz, quando despreza e não pratica os preceitos mais importantes da lei de Deus: a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23:23). Sejamos verdadeiros adoradores, sem deixar de praticar esses fundamentos ensinados por Jesus, assim estaremos prontos para o Juízo Final e para a glória de Deus.

Revdo. Sergio Silva
Belém PA

Texto para meditação
Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu Juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas.  Apocalipse 14:7

Intercessão

Oremos pela nossa conversão e de todos os pecadores e pecadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário