quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra. Zumbi dos Palmares, 1695.

Salmo 68 ou 119:121-144; Jeremias 38:1-13; 
Apocalipse 21:9-21; Mateus 27:32. 

Por que falar em Negritude na Bíblia

Os evangelhos sinóticos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mateus 27:32; Marcos 15:21; Lucas 23: 26). Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu em prédica ou sermão, na catequese, na escola dominical ou no ensino confirmatório, que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz? Estudiosos dirão que se trata de um judeu da diáspora, visto que no norte da África havia várias colônias judaicas. Mas com que argumentos ou intenções fazem esta escolha na interpretação?
           
Por contrariar os interesses da corte de Jerusalém, pouco antes da destruição da cidade pelas tropas babilônicas, o profeta Jeremias foi preso e lançado numa cisterna. Um africano, funcionário do rei (seu nome, Ebed-Melec, significa “ministro do rei”), liderou um movimento para libertar Jeremias (Jeremias 38:1-13). Quantas vezes você se lembra de ter estudado este texto, dando atenção a este “detalhe”? 
           
Moisés casou-se com uma africana, da região de Cush – Etiópia (Numeros 12). Na verdade, quase toda a historia do Êxodo se passa na África. Uma simples leitura do Canto de Miriã (Êxodo 15:19-21), com certeza um dos textos mais antigos de toda a Bíblia, nos permite notar a proximidade da cena com a rica cultura dos povos negros: canto e dança ao redor dos tambores. Você já parou para pensar nisso?

Edmilson Schinelo – CEBI

Texto para meditação
Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos. Salmo 68:31

Intercessão

Oremos pela superação de qualquer forma de preconceito e discriminação étnica e pela valorização da herança africana na Bíblia e no mundo.

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