sexta-feira, 4 de outubro de 2013

São Francisco de Assis, Frade, 1226.


Salmos 102 ou 107:1-32; II Reis 19:1-20; 
I Coríntios 9:16-27; Mateus 8:1-17. 

A fé do Centurião

No tempo de Jesus os judeus odiavam os romanos, porque eles representavam tudo o que se eles eram contra - incluindo a dominação estrangeira e crenças e práticas pagãs. Por que Jesus não só recebeu calorosamente um centurião romano, mas o elogiou como um modelo de fé e confiança em Deus? Ele era um oficial encarregado de cem soldados. Em certo sentido, ele era a espinha dorsal do exército romano, o cimento que formava o exército. Políbio, em um antiga escrito, descreve o que um centurião deveria ser: "Eles não devem ser candidatos tanto a aventureiros quanto a por em perigo os homens que deviam comandar, estáveis em ação, e confiáveis, não devem  ser ansiosos em correr para a luta , mas quando pressionados, eles devem estar prontos para se segurarn a terra, e morrer em seus postos ". 
                           
O centurião que se aproximou de Jesus. Ele arriscou-se ao ridículo de seus companheiros, procurando  ajuda de um pregador itinerante da Galiléia, e assim como ao risco da zombaria dos judeus. No entanto, ele se aproximou de Jesus com confiança e humildade. Ele era um homem extraordinário, porque ele amava o seu escravo. No mundo romano, os escravos eram tratados como animais em vez de pessoas. O centurião era também um homem de uma extraordinária fé. Ele queria que Jesus curasse o seu amado escravo. Jesus elogia-lo por sua fé e imediatamente lhe concede seu pedido. Você está disposto a sofrer o ridículo na prática da sua fé? E quando você precisa de ajuda, você se aproxima do Senhor Jesus com fé expectante?

Leituras diárias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Mateus 8:8

Intercessão
Oremos para que não temamos buscar a Deus sempre, mesmo quando isso pareça nos expor ao ridículo diante do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário