quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Salmos 119:1-24 ou 12,13,14; Jeremias 37:3-21; 
I Coríntios 14:13-25; Mateus 10:24-33.

Espírito e Entendimento

Devemos nos lembrar que o cérebro também foi criado por Deus. Nunca a Bíblia nos diz que temos que parar de pensar para crer. Claro que também sabemos que a fé não pode ser explicada pela nossa lógica. O apóstolo Paulo, diante do uso desenfreado de recursos espirituais e dons do Espírito Santo, afirmou que a adoração também deve ser acompanhada pelo entendimento. O que isso signfica?
          
Adorar, louvar com o entendimento é saber o que estamos fazendo e por quê. Deus não que nos “possuir” como meros canais dos seus dons, Deus nos quer livres na adoração, sabendo que somos seus instrumentos de deixar de termos consciência de ser nos mesmos(as). Quem adora conscientemente, e com seu entendimento, adora em sua liberdade! Quem é apenas usado por forças além da sua própria vontade é apenas uma marionete. Louvar com o entendimento não quer dizer que temos que explicar o inexplicável, mas que, mesmo diante do mistério podemos adorar livremente e conscientemente.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15

Intercessão
Oremos para que nossos cultos e celebrações expressem nossa consciência e liberdade em ofercer a Deus nosso entendimento e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário