sábado, 19 de outubro de 2013

(Henry Martyn, Presbítero e Missionário na Índia e Pérsia, 1812)


Salmos 20,21 ou 110; II Reis 25:8-12,22-26; 
I Coríntios 15:12-29; Mateus 11:7-15

Nascido de Mulher

Não tem como falar de nada humano sem falar de mulher. Até Jesus Cristo, o próprio Deus feito humano teve que ser “nascido de mulher”. No entanto, vivemos uma grande contradição hoje quando falamos do que é ser “humano” e do que é ser “mulher”. Quando recebo, como nestes dias, uma menina de 15 anos que já é mãe e que sete meses depois de ter seu primeiro filho está grávida de novo, eu me pergunto, o que é ser mulher. Para mim ser mulher sempre foi mais do que ter nascido “fêmea”. Meu pai, quando ainda era pequena me disse: “filha, nunca dependas de homem algum”. Isso para mim significou dizer: “filha não deixes que nenhum homem te diga como ser mulher”. Gente, isso não foi nada fácil! Passei por maus bocados tenta ser uma mulher não definida por homem algum. Claro que tive bons exemplos em que me espelhar, companheiras e companheiros que me mostraram que isso era possível, por todas elas e por todos eles dou graças a Deus! 
                  
Eu Isabel a mãe de João Batista, assim como vejo Maria, a mãe de Jesus, como mulheres que enfrentaramm o preconceito (como quando Isabel decidiu sobre o nome do filho contra a vontade do marido), que profetizaram e fizeram ouvir a sua voz em favor de todas as pessoas mais vulneráveis, que souberam enfrentar seus próprios erros (como quando foi buscar Jesus achando que estava louco), que souberam ser líderes (como quando mandou Jesus fazer o milagre nas bodas de Canaá da Galiléia). Temos que lutar para que nossas filhas e filhos também possam ser “nascidos de mulher”. Para isso temos que defender o direito das meninas se tornarem mulheres antes de serem mães, e as mulheres terem sua dignidade respeitada.

Revda. Taís Soares Feldens 
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus 11:11

Intercessão
Oremos por uma educação sexual eficiente e políticas públicas adequadas para preservar a infância das meninas e conscientizar os meninos e homens sobre o respeito para com a maternidade com dom de Deus para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário