domingo, 27 de outubro de 2013

23º Domingo de Pentecostes (Próprio 25)


 Salmo 84; II Timóteo 4:6-8;16-18; 
Lucas 18:9-14.

Humildade

A humildade é uma característica essencial do cristianismo e, talvez, a mais difícil de ser mantida. Se alguém se considera humilde o suficiente, provavelmente está incorrendo no erro de se vangloriar, tal qual o fariseu da parábola da leitura de hoje. 
             
É do nosso feitio, como seres humanos, buscarmos sempre a vitória nas competições, o reconhecimento de nossas ações, um progresso constante de nossa educação e de nossa condição profissional e social. Em outras palavras, é do nosso feitio, procurarmos sempre uma maneira de nos sobressair. Porém, quando tratamos dos assuntos relacionados ao Reino de Deus, devemos ficar atentos para cultivar a humildade. Somente com humildade conseguimos entender nossos ministérios cristãos e nossas limitações como seres humanos. Aquele que usa o outro como referência para justificar seu bom desempenho, faz juízo sobre o que não consegue ver e considera que Deus valoriza o que ele considera importante, ou seja, comete o pecado da soberba. Exercitemos, portanto, sempre a humildade, pois somente com a prática desta atitude é que aprendemos a evitar a tentação do orgulho. 

Godofredo Winnischofer
São Paulo, SP

Texto para meditação
Eu declaro a vocês: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado. Lucas 18:14

Intercessão
Oremos por todo o Povo de Deus, para que com coração humilde busque sempre a paz e viva em união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário