quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Teodoro de Tarso, Arcebispo de Cantuária, 690.


Salmo [70],71 ou 74; I Reis 22:29-45; 
I Coríntios 2:14-3:15; Mateus 5:1-10. 

Somos lavoura e edifício de Deus

Às vezes enfrentamos situações tão desagradáveis na Igreja, principalmente quando grupos se organizam em torno de pessoas. Isso é comum acontecer na época de eleições episcopais ou mesmo nos Concílios, quando escolhemos o Conselho Diocesano e pessoas para outros cargos.

Embora faça parte da natureza humana essa tendência a identificar-se com certos projetos diferentes de outros, o texto de Paulo hoje nos ensina a considerar algo muito maior que qualquer projeto: todos nós, mesmo diferentes, somos cooperadores (colaboradores, da raiz co-laborar; “trabalhar com”) de Deus na mesma lavoura e no mesmo edifício que Ele está construindo e, acabamos por nos descobrir que somos parte desse mesmo edifício (I Co 3.9).

Na Igreja de Corinto havia um grupo que admirava Apolo (um famoso pregador e catequista da época); outro grupo preferia o próprio apóstolo Paulo; outros preferiam Cefas (Pedro) e havia até mesmo um grupo que dizia ser seguidor apenas de Cristo (releia I Co 1.12, e veja a resposta de Paulo: “por acaso Cristo está dividido?” (I Co 1.13).

Cada pessoa é importante no conjunto maior da obra que Deus está construindo, mas o crescimento qualitativo e quantitativo é dado tão somente pelo próprio Senhor.

Revdo. Carlos Eduardo Brandão Calvani
Campo Grande MS

Texto para meditação
Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá sua recompensa, segundo o seu próprio trabalho. I Coríntios 3:8.

Intercessão
Oremos pela unidade paroquial, diocesana e provincial, nos diversos níveis: Junta Paroquial, Conselho Diocesano, Conselho Executivo, Câmara dos Bispos e Câmara dos Clérigos e Leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário