sexta-feira, 20 de setembro de 2013

John Coleridge Patteson, Bispo da Melanésia e seus companheiros, Mártires, 1871.


Salmos 69 ou 73; II Reis 1:2-17; 
I Coríntios 3:16-23; Mateus 5:11-16. 

A Sabedoria de Deus transforma nosso olhar

Após a instrução sobre os diferentes dons e vocações na comunidade, Paulo agora nos apresenta outro belíssimo mistério: quando permitimos que o Espírito de Deus nos ilumine com sua sabedoria, fica mais fácil relevar certos problemas, pois passamos a enxergar o mundo e a Igreja com outros olhos.
            
Quando enxergamos a vida com outros olhos percebemos o que Paulo ensina: “vós (a Igreja, a comunidade) sois santuário sagrado” (I Coríntios 3:17). Cada elemento desse santuário, seja a pedra ou a argamassa, a madeira ou o metal, é sagrado, porque o santuário é “de Deus”. Desse modo, todos são importantes na edificação da Igrejua e ninguém deve se vangloriar por ter sido colocado em uma ou em outra posição.
                
Paulo volta a citar os nomes que eram motivos de discórdia na comunidade (inclusive ele mesmo), dizendo: “seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes ou as futuras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo, de Deus” (I Coríntios 3:22-23) Há um certo tom “estóico” nas palavras de Paulo, como se ele dissesse: “parem de discutir por motivos tão fúteis e por preferências pessoais... todos vocês são, igualmente. de Cristo”

Revdo. Carlos Eduardo Brandão Calvani
Campo Grande MS

Texto para meditação
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso. 
I Coríntios 3:21

Intercessão
Oremos hoje especialmente pelo clérigo ou clériga responsável por nossa Paróquia ou comunidade, e também por todos aqueles e aquelas que ajudaram a construir a comunidade no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário