quarta-feira, 18 de setembro de 2013


Salmos 72 ou 119:73-96; I Reis 22:1-28; 
I Coríntios 2:1-13; Mateus 4:18-25. 

A sabedoria de Deus é revelada pelo Espírito Santo

O estudo teológico sempre foi valorizado em nossa Igreja. De fato, é muito importante que as lideranças leigas e principalmente o clero ordenado sejam bem preparados no conhecimento bíblico, histórico, litúrgico, doutrinário, etc.
                   
Contudo, mesmo o estudo teológico formal não garante o discernimento e a sabedoria do Espírito a algumas pessoas. É perfeitamente possível que alguém alcance notas altas em trabalhos que envolvam a memória - decorar datas históricas, declinações dos verbos em grego, substantivos em hebraico, nomes de teólogos famosos e detalhes de seu pensamento. Isso tudo é importante, mas há um segredo maior na sabedoria acumulada da Igreja: o critério da cruz (I Coríntios 2:2) é o mistério revelado (I Coríntios 2:7) através do Espírito Santo.
              
É o Espírito Santo agindo na Igreja e através dela em nosso interior que nos capacita a compreender certas situações para as quais nem a Bíblia nem a teologia trazem respostas prontas. Muitas vezes nos deparamos com circunstâncias que nunca estiveram previstas nas escrituras sagradas ou com problemas particulares realmente difíceis de resolver. Nesses momentos sempre é bom lembrar que o vínculo e a comunhão com uma comunidade de fé pode nos trazer o discernimento, pois estaremos vivenciando e partilhando o mesmo Espírito.

Revdo. Carlos Eduardo Brandão Calvani
Campo Grande MS

Texto para meditação
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em  coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. I Coríntios :.9)

Intercessão
Oremos pelas instituições teológicas da Igreja (CEA, SETEK, SAET e centros diocesanos) e pelas pessoas envolvidas no ensino teológico (professores e funcionários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário