quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sérgio, Abade da Santíssima Trindade, Moscou, 1392.


Salmo 119:33-40; Provérbios 3:1-6; 
II Timóteo 3:14-17; Mateus 9:9-13. 

Misericórdia, não sacrifícios

Mas e Jesus, como cumpre a Lei? O importante para ele é a Lei da vida (...) Para ele, o cumprimento do preceito não é o mais importante. Por isso: "Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva doce e do cominho e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade" (Mt 23,23). E, por último: "Aprendam o que significa: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifícios''' (Mt 9,13).
                         
São fortes as palavras de Jesus sobre qualquer forma de hipocrisia religiosa. Esses versículos não escondem o recado: uma religião que se restringe ao cumprimento de rituais e não se vincula com o caminho da justiça, não produz adesão verdadeira.
                       
Como superar a religião do rito? Como fazer a vontade de Deus de fato e não apenas por palavras? A reposta cabe a cada um e cada uma de nós, pessoal e comunitariamente.

CEBI – Goiás
Extraído e adaptado de

Texto para meditação
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13

Intercessão
Oremos para que nossa prática religiosa não seja mero ritual, puro sacrifício, mas expresse a misericórdia de Deus para com todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário