sexta-feira, 6 de setembro de 2013


Salmos 31 ou 35; I Reis 11:26-43; 
Tiago 4:13-5:6; Marcos 15:22-32.

Conversão a partir da cruz
Um criminoso condenado à morte pelo direito romano era forçado a levar a sua cruz. Isto prolongava a humilhação pública e a agonia em uma postura de submissão. Jesus caiu sob o peso da sua cruz e não poderia ir mais longe. Os soldados romanos então obrigaram outro homem a levá-la para ele. Simão tinha vindo de uma longa distância a partir de Cirene (no norte da África, a Líbia de hoje) a Jerusalém para a festa da Páscoa. A última coisa que ele queria fazer era participar da execução pública de um criminoso. Mas ele não tinha escolha, pois a autoridade romana não podiam ser contestada sem consequências graves. 
                
Marcos registra que Simão foi o pai de Alexandre e Rufo (Marcos 15:21). No tempo em que Marcos escreveu seu evangelho para a comunidade cristã em Roma, é provável que os dois filhos de Rufus fossem bem conhecidos na Igreja de lá como fiéis companheiros cristãos. Quem sabe, se Simão não tivesse sido obrigado a carregar a cruz de Jesus, ele poderia nunca ter sido desafiado com a mensagem da cruz e com o significado da fé cristã. Talvez Simão tornou-se um crente e passou sua fé para sua família também. Você toma a sua cruz voluntariamente para seguir Jesus no seu caminho de amor e sacrifício?

Leituras diárias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. Marcos 15:21

Intercessão
Oremos para que as cruzes que acidentalmente tenhamos que carregar sirvam para nos fazer chegar mais perto da Cruz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário