sábado, 7 de setembro de 2013

DIA DA PÁTRIA


Salmos 30,32 ou 42-43; I Reis 12:1-20; 
Tiago 5:7-12,19-20; Marcos 15:33-39. 

Por quê nos abandonastes?

Quando estava terminando de preparar as meditações de sementes para este semestre vi na televisão como parentes, amigas e amigos, sobreviventes da tragédia (não da fatalidade) do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, choravam e sofriam ao ver os responsáveis pelo acontecido saírem impunes da cadeia para aguardar o julgamento em liberdade. Hoje no dia da pátria, quer dizer, do lugar que nos deu a luz, devemos perguntar que pátria é essa. Eu não nasci aqui, mas fiz deste lugar minha pátria, aqui casei com uma mulher desta pátria, tive um filho e uma filha desta pátria e sou filho de outra mulher desta pátria. Por isso me dói, não tanto quanto ao que perderem 242 vidas na Boate Kiss, mas me dói. Esta pátria não precisa ser assim. Não é esta a pátria amada e gentil do hino nacional brasileiro. A pátria verdadeira é que nos chama, para sermos verdadeiras pessoas patriotas e lutar para que este chão tão abençoado seja libertado dos demônios do prevalecimento, da impunidade, da corrupção, do desrespeito e da injustiça. 
           
Há 242 vidas que hoje nos pedem outro tipo de pátria para as outras 190 milhões de vidas. Hoje o Evangelho nos mostra Jesus recitando o salmo que fala do sentimento de abandono. Não é assim que nos sentimos no Brasil? No entanto, houve sinais de véu se rasgando. Eu vejo a luta destas famílias e de tantas outras vítimas de injustiças, como o véu que se rasga e mostra um rosto desfigurado de uma pátria cheia de beleza!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. Marcos 15:39

Intercessão
Oremos pela pátria brasileira, pelas suas filhas e filhos, especialmente pelas vítimas da injustiça e da maldade, pedindo a Deus libertação e transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário