sábado, 14 de setembro de 2013

DIA DA SANTA CRUZ


Salmos 55 ou 138,139; I Reis 18:41-19:8; 
Filipenses 3:17-4:7; Mateus 3:13-17.

A Cruz de Cristo e a medida de todas as coisas

Olhe ao redor e veja o que o mundo apresenta de alto a baixo. Veja o tesouro e a habilidade de todas as nações reunidas para homenagear um filho do homem. Observe a prostração dos muitos. Considere o formulário e cerimonial, a pompa, o estado, a circunstância, e a vanglória. Você gostaria de saber o valor de tudo isso? Olhe para a cruz de Cristo.
                       
Vá para o mundo político. Veja uma nação tendo ciúmes de outra nação, o comércio rivalizando com outros mercados, exércitos e frotas combinadas uns contra os outros. Levantamento das várias fileiras da comunidade, suas partes e suas competições, os esforços do ambicioso, as intrigas dos astutos. Qual é o fim de toda essa turbulência - a sepultura. Qual é a medida - a cruz.
                        
Vá, mais uma vez, para o mundo do intelecto e da ciência. Considere as descobertas maravilhosas da mente humana, a variedade de artes que se originam nestas descobertas, e os milagres pelos quais eles mostram seu poder. E no próximo, o orgulho e a confiança da razão, e a devoção ao pensamento sobre objetos transitórios. Quer formar um julgamento correto de tudo isso? Olhe para a cruz. 
                        
Mais uma vez, se olhar para a miséria, se olhar para a pobreza extrema, olhe para a opressão e o cativeiro. Vá onde a comida é escassa, e o alojamento insalubre. Considere a dor e o sofrimento, as doenças longas ou a violência, tudo o que é terrível e revoltante. Será que você sabe como classificar todos estes flagelos?Então pode contemplar a cruz. Assim, na cruz, e quem pendia sobre ela, todas as coisas se encontram. Todas as coisas emanan dela, todas as coisas precisam dela. Para isso ele foi levantado sobre ela, para que pudesse chamar todos os povos e todas as coisas para si mesmo.

John Henry Newman
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Filipenses 3:18

Intercessão
Oremos para que ao olharmos para a Cruz, lembremos-nos do sentido que ela dá a nossas vidas a partir da entrega generosa de Nosso Senhor Jesus Cristo em favor de todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário