domingo, 15 de setembro de 2013

17 º Domingo de Pentecostes (Próprio 19)


 Salmo 51; Êxodo 32:1,7-14; 
I Timóteo 1:12-17; Lucas 15:1-10. 

Idolatria é rejeitar o Deus Libertador!

Hoje o texto de Êxodo traz o registro de um momento difícil na história do povo de Deus – a construção e adoração de um bezerro de ouro. 

Naturalmente todos nós apreciamos esculturas e imagens. Faz parte da natureza humana inclinar-se para a arte e admirar a maneira como os artistas delineam figuras humanas ou de animais, trabalhando as formas geométricas e moldando harmoniosamente belíssimas obras de arte. Não é propriamente contra essa capacidade humana que o texto bíblico se levanta. A Bíblia nunca condenou a arte, propriamente. O Templo de Salomão era decorado com belíssimas esculturas representando anjos, arcanjos, serafins e querubins (Isaías 6) e a Nova Jerusalém em Apocalipse 21 é adornada com pedras preciosas e “ruas de ouro” que estão ali exatamente por não serem mais propriedade exclusiva de ninguém. Se as ruas são de ouro é porque todos transitam por elas, e o ouro é de todos.
Êxodo 32 é um alerta à tendência humana de esquecer os atos libertadores de Deus na história, e atribuir a libertação a qualquer tipo de ídolo. Hoje em dia os ídolos já não são propriamente “bezerros de ouro”, mas bezerros “de papel” (A bíblia desencarnada da realidade, ou cânones obsoletos), ou mesmo pessoas que chamam a atenção para si mesmas e não para o Deus Libertador.  

Revdo. Carlos Eduardo Brandão Calvani
Campo Grande MS

Texto para meditação
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto! Salmo 51:10

Intercessão
Oremos pelos artistas; as pessoas que confeccionam ícones, vitrais e que embelezam os templos e altares; oremos pelas pessoas envolvidas no Sodalício do Altar em nossas Paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário