domingo, 29 de setembro de 2013

19º Domingo de Pentecostes (Próprio 21)


 Salmo 146, Amós 6:1-7; 
I Timóteo 6:11-19; Lucas 16:19-31.

A distração das riquezas

O que mais absorve seu tempo, sua atenção, e seu coração? Na parábola de Lázaro e do homem rico, Jesus pinta uma cena dramática de contrastes - riqueza e pobreza, céu e inferno, a compaixão e a indiferença, inclusão e exclusão. Nós também vemos uma reversão abrupta e dramática da fortuna. Lázaro não era apenas pobre, mas incapacitado. Ele estava "encostado" às portas da casa do homem rico. Os cães que lambiam suas feridas, provavelmente, também roubaram o pouco de pão que ele obteve para si mesmo. Cães no mundo antigo simbolizam desprezo. Suportar o tormento destes cães selvagens só aumenta as misérias e sofrimentos do pobre homem. O homem rico trata o mendigo com desprezo e indiferença, até que sua sorte se inverteu!
                     
O nome Lázaro significa “Deus é minha ajuda”. Apesar de uma vida de infelicidade e sofrimento, Lázaro não perdeu  a esperança em Deus. Sua sorte estava em um tesouro guardado para ele no céu. O homem rico, no entanto, não conseguia ver além de sua riqueza material. Ele não só tinha cada coisa que ele precisava, ele se entregava a sua riqueza em excesso. Ele estava tão absorvido pelo que ele tinha que não podia perceber as necessidades das pessoas ao seu redor. Ele perdeu a visão de Deus e do tesouro do céu, porque ele estava preocupado com a procura de felicidade em coisas materiais. Serviu a riqueza, em vez de Deus. No final, o homem rico tornou-se um mendigo! Você sabe a alegria ea liberdade de possuir a Deus como seu único tesouro? 

Leituras diárias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
Oremos para que nossas ambições de ter não nos façam perder o sentido de sermos pessoas amorosas, sensíveis e solidárias.

Intercessão
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. Lucas 16:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário