domingo, 22 de setembro de 2013

18º Domingo de Pentecostes (Próprio 20)


Salmo 138; Amós 8:4-7(8-12); 
I Timóteo 3:14-17; Mateus 9:9-13.

Todas as pessoas são carentes de Deus

Conheces a misericórdia de Deus e tratas teu vizinho com a misericórdia? As pessoas na Palestina eram divididas em dois grupos: os judeus ortodoxos que seguiam a lei e todas as suas regras mesquinhas, e o resto que não mantinha todos os regulamentos. A associação de Jesus com este último grupo, especialmente com os cobradores de impostos e pecadores, chocou a sensibilidade dos judeus ortodoxos. 
             
Quando os fariseus desafaram o comportamento pouco ortodoxo de comer com pecadores públicos, a defesa de Jesus foi bastante simples. Um médico não precisa visitar as pessoas saudáveis, em vez disso ele vai para aquelas que estão doentes. Jesus também procurou os de maior necessidade. Um verdadeiro médico busca a cura de toda a pessoa - corpo, mente e espírito. Jesus veio como o médico divino e bom pastor para cuidar de seu povo e para restaurá-los à plenitude da vida. 
                    
Os ortodoxos estavam tão preocupados com a sua própria prática da religião que se esqueceram de ajudar as pessoas que precisavam de assistência espiritual. Sua religião era egoísta porque não queria ter nada a ver com as pessoas que eram diferentes a eles. Jesus declarou a sua missão em termos inequívocos: Eu não vim chamar os justos, mas para chamar os pecadores. Ironicamente, os ortodoxos eram tão carentes  como aqueles que desprezaram.  Você agradece ao Senhor pela grande misericórdia, ele mostrou para com você? E você procura o bem de todos os seus vizinhos e mostrar-lhes misericórdia e bondade?

Leituras diárias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13

Intercessão
Oremos para superar qualquer preconceito que impeça levar o amor de Cristo a todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário