domingo, 1 de setembro de 2013

15º Domingo de Pentecostes (Próprio 17)


 Salmo 112; Eclesiástico 10 (7-11)12-18; 
Hebreus 13:1-8; Lucas 14:1,7-14.

O sucesso de buscar a humildade

Quem quer ser o último? Não é natural desejar o respeito e a estima dos outros? A parábola dos convidados de Jesus para o casamento sonda os motivos que nos levam a buscar honra e posição de destaque. A auto-promoção é na maioria das vezes conseguida à custa dos outros!
                    
Qual é a verdadeira humildade e por que devemos fazê-la uma marca característica de nossa vida e ação? A verdadeira humildade não está em se sentir mal em relação a si mesmo, ou ter uma baixa opinião de si mesmo, ou pensar em si mesmo como inferior aos outros. A verdadeira humildade nos liberta da preocupação com nós mesmos, ao passo que a auto-opinião baixa tende a concentrar a nossa atenção em nós mesmos. Humildade é aprender a conviver com a verdade em relação a nossa auto-compreensão e com a verdade em relação a nossa ação.  Uma pessoa humilde faz uma avaliação realista de si mesma, sem ilusão ou pretensão de ser algo que não é. Não considera a si mesma nem menor nem maior do que realmente é. A verdadeira humildade nos liberta para sermos nós mesmos e para evitar o desespero do orgulho ferido. Uma pessoa humilde não tem que usar uma máscara ou colocar uma fachada a fim de olhar bem para os outros que não sabem quem realmente é. Viver a humildade é não sofrer a influencia dos acidentes, como a fama, a reputação, o sucesso ou o fracasso.
                    
A humildade é a rainha ou fundamento de todas as outras virtudes, porque nos permite ver e julgar corretamente, a maneira como Deus vê. Ó Senhor, da-nos a graça  de buscar sempre a humildade. 

Leituras diárias
Traduzido e adaptado


Texto para meditação
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Lucas 14:10

Intercessão
Oremos para que aprendamos de Nosso Senhor o que é a humildade, e que a busquemos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário