segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Salmo 106; II Samuel 17:24-18:8; 
Atos 22:30-23:11; Marcos 11:12-26.

A ESTRANHA MANIA DE TER FÉ NA VIDA

Jesus afirma que para aqueles que têm fé o impossível pode ser realizado, uma lição que é ilustrada com a história da figueira apresentada anteriormente. O Mestre não manda transportar montes, e nem recomenda uma fé poderosa para garantir bons resultados. No convite “tenha fé”, Jesus sugere que seja renunciado tudo aquilo que é prejudicial, como a autoconfiança, a racionalidade e até mesmo a fé que tem o único objetivo de impressionar os outros. 
            
A fé nos ensina a confiar incondicionalmente nas promessas de Deus. O texto destaca também o aspecto comunal da oração. A oração é apresentada como algo que a comunidade dos seguidores de Jesus realiza juntamente, não sendo somente algo individual que acontece entre o fiel e Deus. É em comunidade que oramos e nos ajudamos com fé. A experiência de vida das pessoas acontece através de ações libertadoras e também opressoras. Essa troca de experiência acontece em nosso mundo concreto. Por isso é preciso fé e oração individual e comunitária, que nos ajuda a viver apesar dos golpes que sofremos ou das crueldades que acontecem a nossa volta e às vezes em nossa vida. 
        
Fé é dependência, é confiança, é coragem, é esperança, e a oração é ato de amor para com o próximo. Os nossos antepassados testemunharam o que é fé e oração. Percebo então que vida, a fé e a oração ficam fundidas numa só coisa, nessa estranha mania de ter fé na vida.

Odete Liber Adriano
Vitória ES.

Texto para meditação
Ao que Jesus lhes disse: ‘Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele’. Marcos 11:22-23

Intercessão
Oremos para que possamos conviver em comunidade, em oração e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário