domingo, 18 de agosto de 2013

13º Domingo de Pentecostes (Próprio 15)


Salmo 82; Jeremias 23:23-29; 
Hebreus 12:1-7(8-10)11-14; Lucas 12:49-56.

É preciso continuar

O Salmo 82 nos diz que Deus repreende os juízes que julgam parcialmente. Afinal, o dever deles era proteger as vítimas inocentes e castigar os malfeitores, mas faziam o contrário disso. O salmista também nos dá a impressão de quem está reclamando da falha dos juízes terrenos o faz em face de uma justiça terrena falha. 
                      
É preciso, portanto, que o Deus de Israel exerça juízo na terra, pois uma de suas características é o fato de Ele é um Deus de justiça, que assiste ao pobre e ao necessitado. Quando ligo a televisão para assistir a um jornal, vejo tanta injustiça, corrupção, impunidade, tanta dor assombrando a vida das pessoas. E nos sentimos fracos, frustrados. 
                      
Então é preciso, também, buscar consolo e socorro em Deus e gritar com as palavras do salmista: “Até quando julgareis injustamente e tomareis o partido dos ímpios?”. Afinal, o Reino de Deus trabalha em silêncio para corromper o mundo, isto é, corrompe a corrupção. A igreja pode ser testemunha da verdade que corrompe o mundo, isto é, quando ela se tornar um sinal de vida hoje.

Odete Liber Adriano
Vitória ES.

Texto para meditação
Até quando julgareis injustamente e tomareis o partido dos ímpios? Salmo 82:1.

Intercessão
Oremos para que a injustiça e a dor que assolam a vida de muitas pessoas sejam transformadas em justiça, alegria e amor, e também para que a nossa igreja seja um sinal do Reino de Deus na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário