quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Athalício Theodoro Pithan, 1966 (1º Bispo Brasileiro da Comunhão Anglicana)


Salmo 18; I Reis 3:16-28; 
Atos 27:27-44; Marcos 14:12-26. 

Alegria eucarística

Marcos amarra a última refeição do jantar com a morte de Jesus e a vinda do reino de Deus. No pão da Antiga Aliança e vinho foram oferecidos em sacrifício como um sinal de reconhecimento e gratidão ao seu Criador. Oferta de Melquisedeque de pão e vinho, que era ao mesmo tempo sacerdote e rei (Gênesis 14:18), prefigura a oferta feita por Jesus, nosso sumo sacerdote e rei.
              
O pão sem fermento na Páscoa e no miraculoso maná no deserto são o penhor da fidelidade de Deus às suas promessas. O "cálice de bênção" no final da ceia pascal judaica aponta para a expectativa messiânica da reconstrução de Jerusalém. Jesus deu um sentido novo e definitivo à bênção do pão e do cálice, quando ele instituiu a "Ceia do Senhor" ou "Eucaristia". Jesus escolheu o tempo da Páscoa para cumprir o que tinha anunciado. Esta é a refeição mais importante de Jesus e a ocasião mais importante do gesto da fração do pão. A  vida que ele oferece é a vida do próprio Deus. A morte de Jesus na cruz, o dom de seu corpo e sangue na Ceia, e sua promessa ceiar novamente com seus discípulos, quando venha  o reino de Deus em toda a sua plenitude estão inseparavelmente ligados. 
                 
Jesus instruiu seus discípulos: "fazei isto em memória de mim." Estas palavras estabelecem a Ceia ou Eucaristia como uma "lembrança" da morte de Jesus expiatória, sua ressurreição e sua promessa de voltar. "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha" (1 Cor. 11:26). Nossa celebração da Ceia do Senhor antecipa o último dia em que o Senhor Jesus vai festejar de novo com os seus discípulos e discípulas na festa do casamento celestial do Cordeiro e sua noiva. Você já sentiu a alegria de participar da taça de bebida de Cristo e de provar o pão de sua mesa com sinceridade?

Leituras diarias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Marcos 14:22-24

Intercessão
Oremos para que ao participar da Santa Eucaristia ou Céia do Senhor, possamos sentir a alegria de experimentarmos a comunhão em um só Corpo e um só Espírito, instrumento do Seu Reino na nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário