quarta-feira, 17 de julho de 2013

William White, Bispo de Pensilvânia, 1835.


Salmos 38 ou 119:25-48; I Samuel 20:1-23; 
Atos 12:18-25; Marcos 2:13-22. 

JEJUM

O que vem primeiro, o jejum ou festa? Os discípulos de João Batista ficaram chateados com os discípulos de Jesus porque não faziam jejum. Jesus deu uma explicação simples. Há um tempo de jejum e um tempo para festejar (ou de celebração). Andar como discípulo com Jesus é experimentar uma nova alegria parecida com a alegria da festa de casamento. Mas há também um momento em que os discípulos do Senhor devem carregar a cruz da aflição e purificação. Você vive com alegria na presença do Senhor e você expressa tristeza e contrição pelos seus pecados? 
                
Jesus passa a alertar seus discípulos sobre o problema da "mente fechada" que se recusa a aprender coisas novas. Jesus usou uma imagem familiar para o público - novos e velhos odres. O vinho novo vertido em peles estava ainda fermentação. Couros novos vinhos eram elásticos o suficiente para suportar a pressão da fermentação, mas odres velhos facilmente podiam estourar porque eles eram duros. O que Jesus queria dizer com essa comparação? Devemos rejeitar o velho no lugar do novo? 
              
Assim como existe um lugar certo e hora certa para o jejum e para a festa, então não há um lugar certo para o velho, bem como para o novo. Ele não quer que nós mantenhamos rigidamente no passado e nem que sejamos resistentes ao novo trabalho do Espírito Santo em nossas vidas. Você está buscando crescer no conhecimento e compreensão da palavra e do plano de Deus para sua vida?

Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos. Marcos 2:22

Intercessão
Oremos pelo discernimento espiritual de aproveitar toda a beleza da tradição da Igreja Cristã e Anglicana, ao tempo que permitamos as novidades da ação do Espírito Santo em nossas vidas e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário