quinta-feira, 18 de julho de 2013


Salmo 37; I Samuel 20:24-42; 
Atos 13:1-12; Marcos 2:23-3:6.

Descanso: benefício humano e vontade divina

O que o mandamento "santificar o sábado" exige de nós? Ou melhor ainda, qual é a principal intenção por trás deste mandamento? Os líderes religiosos confrontaram Jesus sobre esta questão. O "descanso sabático" era um momento para recordar e celebrar a bondade de Deus e da bondade de seu trabalho, tanto na criação e quanto na redenção. A intenção era meditar sobre o trabalho de todos os dias parando para descansar e se refrescar. 
       
Na defesa de seus discípulos, Jesus argumenta a partir das escrituras que a necessidade humana tem precedência sobre o costume ritual. Quando Davi e seus homens estavam fugindo para salvar suas vidas, eles procuraram comida (1 Samuel 21:1-6). O único pão que eles tinham era o pão sagrado oferecido no Templo. Em sua fome, Davi e seus homens comeram esse pão. Jesus lembra aos fariseus que o sábado foi dado para nosso benefício, para refrescar e renovar nossa vida para Deus. Misericórdia e bondade em resposta à necessidade humana não fariam parte da intenção de Deus ao mandar descansar do trabalho. Você quer honrar o Senhor no seu descanso? Lembre-se do exemplo de Jesus e seus discípulos!

Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2:27-28

Intercessão
Oremos para que usemos nosso descanso para pensar nas pessoas que passam fome, para fazer atos solidários, e para meditar sobre a grandeza do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário