sexta-feira, 5 de julho de 2013


Salmos 140,142 ou 141,143:1-11(12); I Samuel 13:19-14:15; 
Atos 9:1-9; Lucas 23:26-31.

Senhor, que queres que eu faça?

Saulo era um fariseu fanático que sentia, até o episódio narrado no texto de Atos, que sua missão era perseguir, destruir e, se necessário, prender e matar, aquelas pessoas que se diziam seguidoras de um tal de “caminho”, motivado por um mestre, morto e, segundo este grupo, ressuscitado, chamado Jesus de Nazaré. 
            
No entanto, no meio de deserto entre Jerusalém e Damasco tudo virou do avesso. Ele ouviu a voz que dizia: “eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Saulo, então, responde: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:5b-6a). Bem, uma resposta era óbvia, Jesus não queria que ele continuasse a fazer o que estava fazendo! Mas, ainda não era suficiente. Então, o quê? Essa resposta levou anos para ser respondida. Na medida em que ele parou de fazer o que antes fazia foram surgindo outros caminhos e foi se descobrindo como apóstolo. 
           
Na Igreja não há ninguém que não seja um pouco Saulo e um pouco Paulo. Há vezes que acreditamos piamente que estamos fazendo o bem, mas estamos, na verdade desejando o mal. Sempre devemos estar atentos para o que Jesus nos diz. O que estamos fazendo com Jesus, com Sua Igreja, com suas amadas e amados? Então, como Paulo, devemos perguntar: “se o que estou fazendo não é o que Tu queres, então: que queres que eu faça?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
[Salmo de Davi para o músico-mor] Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. Salmo 140:1.

Intercessão
Oremos para que sempre coloquemos nossas ações diante de Jesus e tenhamos disposição para aceitar novos rumos para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário