sábado, 6 de julho de 2013


Salmos 137:1-6(7-9),144 ou 104; I Samuel 14:16-30; 
Atos 9:01-19a; Lucas 23:32-43.

Diálogo contra orgulho

O livro de Samuel nos relata uma das batalhas que os israelitas livraram contra os filisteus. Como toda luta teve seus momentos bons e ruins. A coisa não começou bem porque o ataque foi feito pelo filho de Saul, Jônatas, por conta própria, se avisar o pai (I Samuel 14:1b), este mesmo rapaz desvalorizou os inimigos por serem “incircuncisos” e confiou que automaticamente o Senhor iria garantir sua vitória (I Samuel 14:6), finalmente, não ouviu o pai que tinha proibido, sob maldição, qualquer pessoa que comesse durante a batalha (I Samuel 14:24), mas Jônatas, orgulhoso e desatento, não tinha ouvido seu pai (I Samuel 14:27a). Mesmo assim venceram os inimigos, mas a vitória se transformou em derrota diante do povo, porque perderam o respeito e a coerência (I Samuel 14:28-30) trazendo mais sofrimento para o povo que lutou com eles.
        
Isto é o que acontece quando há falta de diálogo entre famílias, entre colegas de trabalho, nas comunidades eclesiais, e na sociedade. A gente faz coisas sem outras pessoas participarem, busca vitórias com ajuda de Deus, mas esquecemos de buscar a ajuda de nossas irmãs e irmãos. Não ouvimos. Não lembramos o que prometemos. Entramos em sérias contradições de conduta. Então, mesmo quando Deus nos ajuda a vencer, acabamos derrotados pelo pior de todos os inimigos, nosso orgulho. 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Então respondeu um do povo, e disse: Solenemente conjurou teu pai o povo, dizendo: Maldito o homem que comer hoje pão. Por isso o povo desfalecia. 1 Samuel 14:28

Intercessão
Oremos por mais e melhor diálogo em todas as nossas relações, especialmente nas famílias e na Igreja, para que possamos lutar com Cristo e vencer com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário