terça-feira, 11 de junho de 2013

SÃO BARNABÉ, APÓSTOLO


Salmos 61,62 ou 68; Deuteronômio 30:11-20; 
II Coríntios 11:1-21a; Lucas 19:1-10.

O Encontro

O encontro de Jesus com Zaqueu é uma narração que fala da misericórdia e da ternura de Deus, da necessidade do arrependimento e desprendimento dos bens materiais. 
                     
Na época de Jesus, os impostos marcavam duramente o povo judeu. A cobrança era realizada, às vezes, de forma violenta. Geralmente era exigido muito mais do que a pessoa podia pagar, o que levava ao empobrecimento da população. Os cobradores de impostos eram pessoas desprezadas e também muito temidas pelo seu dinheiro e poder e excluídos da vida religiosa e social do resto do povo judeu, Zaqueu era um desses. 
                             
A ação de Jesus revela a mensagem central do evangelho. Estando a caminho, Ele se detém embaixo da figueira, olha para cima e fala. Este olhar para cima de Jesus, significa "olhar em profundidade, olhar com a intenção de fazer o bem, com a intenção de exercer a misericórdia". É esse olhar ternamente misericordioso que se repousa sobre Zaqueu. E depois Jesus fala, a palavra de Deus é sempre criadora, transformadora para quem a acolhe. Escutemos o que Jesus disse: "Zaqueu, preciso ficar em sua casa." Ele "precisa" hospedar-se na sua casa para entrar na sua vida e oferecer-lhe a uma vida nova. E Zaqueu o acolhe e experimenta a alegria de ter sido visto, conhecido e escolhido por Jesus!
                              
A vida nova de Zaqueu se expressa na partilha de seus bens aos que havia prejudicado. O encontro com Jesus é libertador e transformador. É o início de um caminho de discipulado que se exprime numa vida semelhante ao Mestre: viver a misericórdia, no serviço aos outros.


Texto para meditação
Hoje a salvação entrou nesta casa. Lucas 19:9a

Intercessão
Oremos para que as pessoas acolham a Jesus em suas casas e sejam transformadas com a Sua presença e que isso se reflita em ações de partilha e solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário