segunda-feira, 10 de junho de 2013

(Homenagem especial a Diaconisa Mary Packard, missionária no Brasil a partir de 1891).


Salmos 56,57,[58] ou 64,65; Deuteronômio 30:1-10; 
II Coríntios 10:1-18; Lucas 18:31-43 

BARTIMEU, DISCÍPULO MODELO

O cego Bartimeu está sentado à beira da estrada. Não pode participar da procissão que acompanha Jesus. Mas ele grita, invocando a ajuda de Jesus: "Filho de Davi! Tem dó de mim!" O grito do pobre incomoda. Os que vão à procissão tentam abafá-lo. Mas "ele gritava mais ainda!" E Jesus, o que faz? Ele escuta o grito, para e manda chamá-lo! Os que queriam abafar o grito incômodo do pobre, agora, a pedido de Jesus, são obrigados a ajudar o pobre a chegar até Jesus. Bartimeu larga tudo e vai até Jesus. Não tem muito. Apenas um manto. Mas era o que tinha para cobrir o seu corpo. Era a sua segurança, o seu chão! Jesus pergunta: "O que você quer que eu faça?" Não basta gritar. Tem que saber por que grita! "Mestre, que eu possa ver novamente!".

Jesus lhe disse: "'Tua fé te curou!' No mesmo instante, o cego recuperou a vista". Largou tudo e seguiu Jesus no caminho para o Calvário. Sua cura é fruto da sua fé em Jesus. Curado, Bartimeu segue Jesus e sobe com ele para Jerusalém. Tornou-se discípulo modelo para Pedro e para todos os que queremos "seguir Jesus no caminho" em direção a Jerusalém. Nesta decisão de caminhar com Jesus estão a fonte da coragem e a semente da vitória sobre a cruz. Pois a cruz não é uma fatalidade, nem uma exigência de Deus. Ela é a consequência do compromisso assumido com Deus de servir aos irmãos e de recusar o privilégio.
                          
Quem insiste em manter a ideia do Messias glorioso sem a cruz, nada vai entender de Jesus e nunca chegará a tomar a atitude do verdadeiro discípulo. Quem souber crer em Jesus e fazer a "entrega de si", aceitar "ser o último", "beber o cálice e carregar sua cruz", este, como Bartimeu, conseguirá enxergar e "seguirá Jesus no caminho". Nesta certeza de caminhar com Jesus estão a fonte da coragem e a semente da vitória sobre a cruz.

Adaptado do Site - http://www.cebi.org.br

Texto para meditação
Quando o temor me assaltar, em ti porei minha confiança. Salmo 56:3

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que sofrem para que sejam libertadas de suas angústias e aflições e encontrem em Jesus a alegria de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário