quarta-feira, 26 de junho de 2013


Salmos 101, 109 ou 119:121-144; I Samuel 7:2-17; 
Atos 6:1-15; Lucas 22:14-23.

A refeição que nos transforma

Por que Jesus estava "com zelo, para comer esta Páscoa" com seus discípulos? Lucas menciona que "o cordeiro pascal tem de ser sacrificado" nesta festa (Lucas 22:7). Esta seria a última refeição de Jesus com seus 12 escolhidos. Não foi coincidência que ele iria sofrer e morrer na cruz no momento da Páscoa. Lucas aponta para a morte de Jesus como o cordeiro pascal, sacrifício que cumpre e faz obsoletos todos os sacrifícios do Antigo Testamento. Esta refeição é tanto uma celebração da Páscoa, de acordo com a antiga aliança, como a instituição de uma nova aliança para ser comemorada por uma nova refeição. Jesus institui esta "nova aliança", na forma de uma última vontade e testamento. Jacó e Moisés, pouco antes de sua morte, abençoaram seus herdeiros com sua última vontade e testamento (Gênesis 49, Deuteronômio 33). A Páscoa de Jesus é semelhante quando abençoa seus doze escolhidos, que seriam os líderes do novo Israel. A instituição de Jesus cumpre as promessas do Antigo Testamento de uma "nova aliança" e do "novo êxodo", que iria trazer a verdadeira liberdade da escravidão do pecado, bem como a promessa de bênção (...).
                       
Estas são as palavras que estabelecem a Ceia do Senhor ou a cada Eucaristia como uma "memória" da morte de Jesus expiatório, sua ressurreição, e sua promessa de voltar. A nossa celebração da Ceia do Senhor antecipa o último dia, quando o Senhor Jesus faz a festa de novo com seus discípulos, na festa de casamento celestial do Cordeiro e sua Esposa. Você sabe da alegria que é tomar do Cálice de Cristo e provar do Pão de sua mesa com sinceridade?

Daily Readings and Meditations
Traduzido e adaptado de http://www.rc.net


Texto para meditação
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. Lucas 22:18

Intercessão
Oremos para que ao participar da Santa Eucaristia nos sintamos realmente participantes do banquete do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário