sábado, 8 de junho de 2013

(Revdo. Vicente Brande, Primeiro Diácono ordenado na IEAB, em 1893, fundador da Paróquia do Redentor em Porto Alegre e de Igreja na cidade de Jaguarão RS, em 1898).


Salmo 55 ou 138, 139:1-17(18-23); Deuteronômio 29:2-15; 
II Coríntios 9:1-15; Lucas 18:15-30 

Verdadeiros desertos espirituais

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 2 Coríntios 9:6

Em 1899, em Jaguarão, uma cidade em crescimento, com 15000 habitantes, o Sr. Brande encontrou somente um sacerdote. Na vila do Areal, onde nossos missionários foram em 1898, nunca tinha havido um sacerdote residente, nem nenhuma igreja tinha feito nenhum ofício. Na cidade ferroviária de Santa Maria, onde um muito bem sucedido trabalho foi estabelecido, havia dois sacerdotes da Igreja Romana. Eles tinham pouca influência na vida da comunidade e não havia um templo. Muitas ocorrências similares poderiam ser citadas a respeito das necessidades das cidades, e em distritos do interior onde a ausência da Palavra da Vida era ainda mais evidente.

O resultado desta condição foi que o povo não estava apenas “sem pastoreio”, mas também ignorante sobre os princípios da fé. Quase nada era sabido sobre Nosso Senhor (...) Quando nossos clérigos começavam sua pregação e ensinamento no meio deste deserto espiritual, recebiam calorosas boas vindas.

Extraido, traduzido e adaptado de:
Handbooks on the missions of the Episcopal Church (p. 78-79).

Texto para meditação
Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Lucas 18:27

Intercessão
Oremos para que não temamos nos aventurar nos desertos espirituais, onde muitas pessoas esperam a Palavra da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário